O Brasil é o celeiro do mundo, sendo que sua produção agrícola alimenta grande parte da população mundial. Ele também se destaca no cenário mundial pelo cultivo de grãos ao longo de seu ano-safra, e o clima tropical em quase toda a extensão do país permite que o produtor brasileiro faça duas safras durante o ano, popularmente conhecidas como “Safra” e “Safrinha”.
Em geral, durante a safra prioriza-se o plantio de soja em boa parte do país, principalmente pelo fotoperíodo ideal para a cultura e devido ao vazio sanitário imposto em algumas regiões produtoras de soja, a fim de se deixar o solo por um período sem a cultura da soja para evitar a inoculação e reprodução do fungo Phakopsora pachyrhizi, responsável pela doença da ferrugem. Questões econômicas também são levadas em consideração, como maior rentabilidade por hectare, maior retorno financeiro com relação ao valor investido e taxa de resposta do mercado. Com a somatória desses fatores, o produtor rural opta pela cultura que traz maiores taxas de lucro na sua propriedade.
O milho, assim como a soja, é muito utilizado na composição das rações animais dentro da suinocultura e avicultura, e tem sua importância no mercado tal como a soja. Na safra anterior, estados que são fortes na produção de proteína animal como Santa Catarina foram obrigados a importar milho de outras regiões do Brasil para abastecer suas granjas, o que pode encarecer ainda mais o valor do produto. Mesmo com um valor de venda menor que a soja, sua rentabilidade por hectare é superior a soja, chegando até a 200 sacas/hectare dependendo da variedade cultivada e dos manejos que foram realizados na lavoura.
É possível realizar esse comparativo entre safras e culturas com o software de gestão agrícola Agrisoft? Claro que sim, e isso pode ser feito com qualquer cultura! Com os dados inseridos o programa compara os custos, a produtividade, o valor de venda e o lucro por hectare de cada cultura, e fornece um relatório comparativo para que o produtor analise a melhor rentabilidade em sua área e tome a melhor decisão durante seu planejamento nas safras seguintes. Dessa forma, o gerenciamento da fazenda feito através de um programa rural como o Agrisoft não somente controla as atividades da fazenda, mas também fornece ferramentas de tomada de decisão voltadas para o planejamento estratégico.