Como Cadastro os animais no MODULO REBANHO
Nesta etapa, registraremos no programa as quantidades de animais existentes em cada categoria. Para isto faremos entradas das diversas quantidades, classificando o tipo de entrada como 'Definição Inicial'.
Vamos supor que o programa está sendo utilizado para o controle da fazenda a partir de 01/01/2010. Deveremos então, fazer as entradas de animais em cada fazenda na data de 31/12/209.
Esta operação deverá ser feita em cada fazenda para cada uma das categorias de animais existentes (bezerro, bezerra, novilho, vaca, etc.). Opcionalmente as quantidade de animais informadas poderão ser vinculadas diretamente aos pastos das fazendas.
Estas movimentações podem ser feitas a partir da opção 'Animais' da tela principal e em seguida pelas opção 'Controle Geral' e 'Entradas, Saídas e Transferências'. Ou diretamente pelo botão de comando específico para esta função.
Deve ser observado que toda contagem de animais realizada neste programa será feita com base nas movimentações aqui registradas ao longo do tempo. Desta forma, o cadastramento individual de animais é totalmente opcional, podendo ser feito para apenas um grupo de animais selecionado.
O controle de movimentação também pode ser feito para espécies animais diferentes dos bovinos, devendo-se neste caso definir categorias relacionadas à espécie cujo estoque se deseja controlar.
Nesta mesma tela de cadastro de movimentações existe um botão referente aos pastos. Usando este botão você poderá criar os pastos existentes no centro de custos em que se está trabalhando naquele momento e também na sequência obter relatórios de ocupação de cada pasto.