Por que devo associar no sistema Lavoura a safra? Qual sua importância?
Vamos supor que tenhamos cadastrado uma lavoura chamada 'Soja 10/11. Quais dentre os talhões existentes estavam nesta lavoura ? É para responder a esta pergunta que deveremos fazer a associação da qual estamos falando aqui.
Deve-se observar que teremos ao longo do tempo, cada um dos talhões sendo associado a várias lavouras, permitindo-se inclusive que num determinado momento um mesmo talhão faça parte de duas lavouras completamente distintas.
Qual o resultado esperado dessa associação de lavoura a Safra?
Imagine que vamos registrar uma aplicação de herbicida realizada no talhão 1 que num determinado momento estava plantado com soja e milho. Esta aplicação de herbicida foi feita na soja e queremos naturalmente que os custos da aplicação e do herbicida utilizado sejam computados nos custos de produção da soja.
Não basta dizer apenas que a aplicação foi feita no talhão 1. Como havia neste talhão duas lavouras, ficaríamos assim sem saber em qual delas foi feita a aplicação. A partir da criação das associações entra talhões e lavouras de que falamos aqui, teremos condições de dizer que a aplicação de herbicidas foi feita no talhão 1 associado à soja ou ao talhão 1 associado ao milho e é desta forma que trabalharemos sempre ao registrar tratos culturais em geral.
É muito importante lembrar que é a partir destas associações que serão registradas as quantidades de produtos colhidas nos diversos talhões ao longo do tempo.
Onde Faço essa associação no sistema?
Para fazer estas associações, use 'Associar Talhões aos Ciclos de Produção' que está na tela principal lado superior direito