Com a chegada de 2019 entramos numa das etapas mais importantes da safra de grãos: a colheita. Assim como nas outras etapas, é uma atividade extremamente dependente da mecanização, e paradas durante a colheita costumar causar atrasos e prejuízos para o produtor. Por isso, é essencial ter atenção redobrada com os equipamentos e suas manutenções para evitar surpresas desagradáveis ao longo da colheita.
Durante o período de colheita a atenção com a manutenção com as máquinas deve ser redobrado, pois nem sempre a máquina dá sinais que está com problemas. Além disso, com a utilização em excesso o desgaste das peças acaba ocorrendo mais rapidamente. Por isso, a atenção com as manutenções deve ser redobrada para minimizar o tempo ocioso devido a quebras e correções.
Dentro das manutenções, existem três tipos que já são bem conhecidas pelos proprietários de máquinas: Manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Enquanto a manutenção corretiva se refere à manutenção realizada no equipamento com falha, onde subsistiu-se peças e componentes que se desgastaram e levaram à parada do equipamento, a manutenção preventiva e preditiva tem um caráter de reparar o equipamento para que a falha não ocorra. Enquanto a manutenção preditiva visa realizar manutenções periódica para observar as peças e fazer as devidas substituições caso necessitem, a manutenção preventiva é realizada a partir do momento que você detecta alguma alteração no funcionamento da máquina e já realiza a manutenção para evitar que um problema maior se instale, demandando que a máquina fique mais tempo parada.
As manutenções não visam somente identificar e reparar erros presentes nas máquinas, mas possibilita uma maximização dos recursos e um aumento na vida útil da máquina. O sucesso de uma empresa rural também é fruto da maximização do ciclo de vida de seus bens, e quanto mais otimizado for o uso de sua máquina melhor será aproveitado o seu investimento. A pró-atividade do operador de máquinas e dos demais funcionários ligados à operação nesses casos é fundamental para que seja automático tais práticas de manutenção, afinal é muito mais fácil prevenir que o problema aconteça do que remediar!