Dúvidas - Módulo Rebanho

No MODULO-Rebanho é possível controlar o gado de corte como o de Elite?

Para cadastrar seus animais você pode usar dois modelos de fichas. Um modelo de ficha mais completa, com dados de genealogia, premioações, etc., deverá ser utilizada para cadastrr os animais PO (gadoo de Elite/Exposição). A ficha mais simples deverá ser usada para cadastrar animaiis não registrados para que possa ser feito um contrôle de peso, reprodutivo e manejo dos mesmos.

Como faço para buscar um grupo de animais dentro de fichas individuais?

Para selecionar animais que atendam a características determinadas use o filtro de cadastro de animais. Assim você poderá rapidamente responder a perguntas como: quais as vacas que irão parir nos próximos quinze dias? Quais os animais filhos de determinado reprodutor que estão com ganho de peso/dia acima d 1 kg e que nasceram com menos de 40 kgs.? E etc.

Por que mesmo depois de vendidos ou dada a saída dos animaiis, eles ainda contionuam aparecendo na tela e nos relatórios?

Quando um animal cadastrado individualmente sai da propriedade poro qualquer razão ( morte, venda, etc.), não se deve excluí-lo do cadastro, mas sim informar em sua ficha a data e a razão da saída. Desta formma os dados históricos do animal não serão perdidos e suas estatísticas poderão ser úteis em relatórios históricos. E para que os animais não apareçam na tela nem nos relatórios é preciso desmarcar a opção “Listar Animais Excluídos” existente na tela de fichas individuais.

Onde e como faço paraa inserir a genealogia dos animais já existentes na fazenda?

No Adm-rebanho existe a opção de genealogia automática ouseja, o programa trás automaticamente a genealogia dos animais, caso essa genealogia exista. Caso não exista na tela em que é mostrada a árvore genealógica do animal, deve-se clicar com o mouse duplamente na posição reservada ao nome do animal para que seja mostrada a tela onde serão informados os dados deste animal, sendo no campo superior o pai e inferior a mãe.

Quando realizo um manejo para um lote é preciso repetir o procedimento para os animais?

Todos os manejos realizados em um lote de animais serão automaticamente gravados no histórico de ocorrências e manejo de cada um dos animais que fazem parte do lote. Para consultar êste histórico chame a tela de cadastramento dos animais e após clicar com o mouse no nome do animal a ser consultado, passe o mouse em operações individuais e tecle o botão com a figura da seringa denominada “Manejos”.

Existe a possibilidade de fazermos mais um controle nos animais que o programa não tenha?

Se no cadastro de animais ou no cadastro de lotes você precisar registrar algum tipo de informação não prevista no programa, use os campos de uso geral para isto. Vamos supor, por exemplo, quw você deseje classificr seus animais de alguma forma no cadastro individual. Primeiramente, a partir de “Preferências “ na tela principal, use a opção “Geral”. Neste ponto , em “Campos Personalidados dos Cadastros dos Animais” você poderá mudar o nome do campo 1 para “Classific.” Indicando então que naquele campo será armazenada a classificação dos animais. Cada um destews campos poderá armazenar até 10 dígitos (números ou letras) e você poderá inclusive usar o filtro para selecionar animais conforme o conteúdo destes campos.