Dúvidas - Módulo Maquinas

Passos Iniciais do MODULO MAQUINAS

Primeiro deveremos montar um inventário de todas as máquinas existentes na fazenda.Levante as seguintes informações

1- Cadastro Completo das Maquinas , Modelo de fabricação 2- Ano de Fabticação 3- Numero do Chassi e numero do motor 4- Valor de mercado 5- Historico de manutenç#Oes Preventivas

Faça um levantamento, usando o formulário apropriado do Sistema de Apontamentos Simplificado para obter todos os dados necessários ao cadastramento.

Deve-se cadastrar todos os tipos de máquinas cuja utilização desejemos controlar tais como : tratores, colheitadeiras, implementos, caminhões, veículos em geral, etc.

Segundo  - Cadastrar Empresas

Todas as empresas fornecedoras de máquinas, peças e serviços deverão ser aqui cadastradas. Desta forma, ao registrar manutenções informaremos a empresa que realizou o serviço e ao informarmos movimentações de estoque informaremos também de qual empresa adquirimos os produtos a serem estocados.

Terceiro - Cadastrar Locais de Trabalho

Sempre que informarmos a utilização de qualquer máquina, deveremos informar também o local onde o serviço foi realizado. Exemplo : Talhão 1, Talhão 2, Pasto 2, Retiro 1, Indeterminado, etc.   Quarto

Caso exista na fazenda um estoque da oficina para peças, combustíveis e etc, deveremos fazer as entradas correspondentes ao saldo atual dos diversos produtos existentes.

Depois das etapas anteriores, podemos partir para a utilização normal do programa dentro do dia a dia da fazenda. Neste dia a dia, as principais atividades serão as seguintes :

1 - Registrar no programa as atividades realizadas por cada máquina.

Estes registros, acompanhados de informações referentes aos itens de consumo utilizados no dia a dia são fundamentais para o cálculo dos custos de cada máquina e também para a elaboração do roteiro das diversas manutenções preventivas a serem realizadas. É de fundamental importância que estas informações sejam atualizadas diariamente pois de outra forma o programa não terá condições de gerar com precisão o roteiro das manutenções preventivas de cada máquina.

2 - Registrar as manutenções realizadas.

Informe todos os serviços de manutenção realizados em cada máquina bem como peças e itens de consumo em geral utilizados nestas manutenções.

3 - Registrar as entradas de produtos nos estoques.

Caso exista um estoque de peças e combustíveis, informe as diversas entradas ou saídas de itens. Lembre-se sempre que quando se informa a utilização de itens na ficha de uso diário das máquinas ou nas manutenções, são geradas automaticamente movimentações de estoque ( para os produtos onde se assinalou esta opção ).

4 - Planejar Manutenções

Com o relatório de manutenções preventivas você saberá a cada dia exatamente que tipo de serviço deverá ser realizado em cada máquina. Desta forma, operações importantes como trocas de óleo, substituições de filtros e etc, serão feitas sempre de acordo com a periodicidade especificada na definição dos diversos tipos de manutenção visando manter cada máquina em perfeitas condições de trabalho.

5 - Manter todos os arquivos sempre atualizados.

Mantenha sempre todos os arquivos do programa de acordo com suas necessidades e entre em contato com a Agrisoft caso haja alguma informação a respeito da qual você tenha dúvidas